No ano em que comemoram o 30.Âș aniversĂĄrio, os Blind Zero editam um novo ĂĄlbum, âCourage and Doomâ, dia 31 de maio, do qual jĂĄ sĂŁo conhecidos os singles âRunning Back to Youâ e âI Only Miss You When Iâm Breathingâ – jĂĄ disponĂveis nas plataformas digitais.
Composto durante os tempos de privação que o mundo viveu, o nono disco da banda regista âalguns momentos de dor, angĂșstia e sobrevivĂȘncia nunca antes vividos. Tempos que condenaram este disco a ser o resultado de somas e dos impulsos exteriores que ocuparam e permanecem, ainda, como usurpadores do mundo interior e atĂ© da nossa intimidade. Atos irrefutĂĄveis como a morte ou a perda de chĂŁoâ, refere Miguel Guedes.
âCourage and Doomâ percorre diversos estados de espĂrito, mas nĂŁo procura sĂnteses. âTambĂ©m o lado luminoso de poder sobrevoar para olhar tempos Ășnicos em que novas relaçÔes se criam apĂłs sentido deserto. HĂĄ uma Ăąnsia luminosa de reencontro que percorre o disco, e que tenta fazĂȘ-lo afastar-se da condenação em que foi escrito e gravado. A redenção parece ter-se transformado num pecado capital, mas Ă© muito desejadaâ, descreve Miguel Guedes que, acrescenta: âO disco começou a ser pensado antes da nossa vida mudar, tal como a conhecĂamos, e acabou de ser gravado numa fase de reencontros possĂveis e na angĂșstia de uma guerra a entrar pela porta do lado.â
Depois de âOften Treesâ, um disco mais orgĂąnico que vive da simbiose e recorte dos instrumentos do coletivo, âCourage and Doomâ começa com uma meticulosa exploração individual de sons e ambientes atmosfĂ©ricos, com sintetizadores e programaçÔes a definirem paisagens sĂłnicas para, posteriormente, serem transmutadas por rendilhados de instrumentos convencionais. Este novo ponto de partida, menos convencional, faz com que o plano de fundo seja o alicerce de toda a construção musical, tendo em consideração a sua influĂȘncia e envolvĂȘncia.
Gravado e produzido por Nuxo Espinheira, âCourage and Doomâ foi tambĂ©m masterizado por Christian Wright (Arcade Fire, Bjork, LCD Soundsystem, Massive Attack, Radiohead, The National) em Abbey Road, e misturado por Nelson Carvalho e JoĂŁo Bessa.
A comemorar 30 anos de carreira, os Blind Zero mostram vitalidade em âCourage and Doomâ. Um disco intemporal, apesar do seu ponto de partida, onde Miguel Guedes (voz e guitarra), Nuxo Espinheira (baixo, teclado e voz), Vasco Espinheira (guitarra) e Pedro Guedes (bateria) demonstram maturidade e lealdade Ă linguagem musical com que se deram a conhecer em 1994. Ao vivo, as mĂșsicas ganham ainda mais leituras e isso estarĂĄ bem patente no concerto de apresentação de âCourage and Doomâ agendado para dia 30 de maio, na Casa da MĂșsica do Porto. Uma dupla celebração, onde os Blind Zero vĂŁo comemorar trĂȘs dĂ©cadas, revendo o passado, olhando o presente com um novo ĂĄlbum, projetando o futuro.